Cinco passos para cozinhar sem glúten e não errar
Compre uma balança
Fazendo a massa crescer
Bata
Farinhas sem glúten são mais pesadas e não tão elásticas quanto a farinha normal, mas bater seus ingredientes por mais tempo ajuda a criar mais bolhas de ar na massa. Isso deixa os bolos, sonhos e pães mais macios ao invés de densos, de acordo com a blogueira e autora de livros de receitas, Jeanne Sauvage. Certifique-se de bater bem depois de acrescentar cada ingrediente para garantir que tudo esteja incorporado e arejado.
Verifique a temperatura
Quando estiver fazendo bolos, certifique-se de que todos os ingredientes estão na temperatura ambiente antes de começar, recomenda Karina Allrich, autora do site glutenfreegoddess. Você pode colocar ovos em uma tigela de água morna para aumentar um pouco a temperatura. E se estiver usando frutas congeladas, descongele-as à temperatura ambiente e depois seque-as bem. Massa de cookies tende a reagir da mesma forma, mas como pode se espalhar mais rápido na hora de assar, ela recomenda refrigerar a massa antes e assá-la em papel de pergaminho.
Teste substituições
Karina sugere cozinhar com açúcar mascavo orgânico ao invés de xarope de agave ou adoçantes naturais. Lembre-se de que o açúcar mascavo acrescenta um pouco de umidade extra à receitas sem glúten. Se você quer evitar o açúcar completamente, tente utilizar 3/4 de xícara de mel ao invés de uma xícara de açúcar mascavo ou granulado. Experimente um pouco para ver que itens da despensa são bons substitutos para esses produtos industrializados com glúten. (Fonte: eHow Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário