terça-feira, 21 de maio de 2013


Tosse pode ser um incômodo, mas se for duradoura precisa ser investigada
3

  • Thinkstock
    Tosse, de modo geral, é resultado da irritação das terminações nervosas da mucosa do nariz e da garganta
    Tosse, de modo geral, é resultado da irritação das terminações nervosas da mucosa do nariz e da garganta
Está aí um som típico das estações mais frias: a tosse. A desordem, reflexo natural do aparelho respiratório que surge em decorrência de um processo irritativo, tem incidência maior nesta época do ano. Ela pode ser seca, com catarro ou alérgica, representando um sintoma relacionado a disfunções como gripe, resfriado, pneumonia, crises de bronquite, coqueluche e outra série de doenças – daí a importância de que um diagnóstico certeiro seja estabelecido.

Os sinais que aparecem ajudam o médico a descobrir a causa: secreção nasal (coriza), excreção que desce pela garganta, chiado no peito, falta de ar, queimação no estômago, gosto amargo na boca e até tosse com sangue, em casos raros.

Para entender melhor: como o espirro, a tosse, de uma maneira geral, é resultado da irritação das terminações nervosas da mucosa do nariz e da garganta por algum agente inalado ou por inflamação local. Você começa a espirrar e tossir, então, como um mecanismo de defesa contra a entrada de partículas externas – é como se o organismo quisesse limpar a passagem das vias aéreas e adjacências.
Ampliar

Conheça alguns mitos e verdades sobre a tosse21 fotos

4 / 21
O fumo é a principal causa da tosse. VERDADE: são várias as razões, segundo a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães: ele aumenta o volume do muco produzido pelos brônquios, irrita a mucosa das vias áreas superiores e inferiores, destrói os cílios que cobrem o revestimento dos brônquios e facilita o acúmulo de material estranho às vias aéreas. "O vício é um dos principais detonadores do transtorno, principalmente pela presença de mais de 4.000 substâncias com potencial nocivo ao ser humano", adverte o pediatra Sílvio Luiz Zuquim, instrutor da Faculdade de Ciências Médicas e chefe do pronto-socorro infantil, ambos da Santa Casa de São Paulo. Não por acaso, todo fumante tem pigarro e tosse. Vale destacar que a fumaça é um agressor térmico do momento em que é tragada até a entrada no pulmão, dispensando elementos químicos que provocam o envelhecimento precoce do órgãoShutterstock

O fumo, mais uma vez, é o grande vilão. Apesar de a tosse ter várias causas, o tabagismo é a principal: aumenta o volume do muco produzido pelos brônquios, irrita a mucosa das vias áreas superiores e inferiores, destrói os cílios que cobrem o revestimento dos brônquios e facilita o acúmulo de material estranho às vias aéreas.
Há várias receitas caseiras para acabar com a tosse como fazer gargarejo, tomar chá, colocar lenço quente no pescoço. Algumas realmente funcionam, mas outras são apenas mitos e crendices populares. O importante é mesmo procurar um médico se o problema não desaparecer.
Ampliar

Conheça alguns mitos e verdades sobre a gripe26 fotos

8 / 26
A vacina da gripe pode causar os mesmos sintomas do mal. PARCIALMENTE VERDADE: há casos de pessoas que recebem a vacina e, no dia seguinte, acham que estão gripadas. Mas não se trata da doença, pois não há vírus vivo na vacina. O que ocorre é que muitas pessoas, nos dois primeiros dias após a imunização, sentem dormência e vermelhidão no local da aplicação, além de febre baixa (até 38ºC) e sintomas de uma gripe leve. Nestes casos, o vírus estava incubado e os sinais são uma resposta imunológica imediata do organismo. Importante: as contraindicações são para quem tem alergia aos componentes, como proteína do ovo, neomicina e timerosal, doenças agudas ou febris, males neurológicos em atividade e antecedente da Síndrome de Guillain-Barré (moléstia do sistema nervoso que gera fraqueza muscular progressiva e ascendente) Leia mais Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário